Os brasileiros estão cada vez mais interessados em empresas que oferecem a entrega dos produtos em casa. De acordo com dados recentes do Sebrae, o fechamento temporário do comércio devido à pandemia, fez com que a busca por esse serviço aumentasse 59%. Por isso aqui apresentaremos 5 dicas para abrir um delivery.
A entrega em domicílio veio para ficar e os empresários que não se adaptarem podem perder presença no mercado. O primeiro passo nesse sentido é um bom planejamento para que o serviço seja bem avaliado e ajude ainda a aumentar as vendas. Confira a seguir as nossas dicas para abrir o delivery.
Como adiantamos acima, o planejamento é a primeira medida para abrir um delivery. Nesse sentido é importante atentar para alguns quesitos como o alcance do atendimento: se será apenas para bairros próximos ou a cidade toda, por exemplo.
Outros pontos importantes são os canais que você utilizará para o delivery como telefone, whatsapp, aplicativos, e o sistema de gerenciamento dos pedidos. Também é importante verificar se é melhor contratar entregadores com ou sem vínculo (freelancer) com a sua empresa.
Em complemento ao planejamento é importante observar como os seus concorrentes oferecem esse serviço. Isso significa identificar o tempo que costumam levar para fazer a entrega e o valor cobrado.
Mas atenção: os clientes costumam optar por quem oferece o melhor custo benefício. Portanto não vale diminui os seus custos com o serviço e prejudicar a qualidade só bater de frente com o concorrente
Mesmo que sua empresa seja pequena, com poucos funcionários, é importante estabelecer o papel de cada um deles. A pessoa que gerencia os pedidos não deve ser a mesma que prepara as refeições, no caso do delivery de comida.
Nesse sentido, o proprietário do negócio deve estar muito atento a cada passo do processo: do recebimento do pedido até a entrega na casa do cliente. Assim será possível identificar falhas e realizar mudanças para atender as expectativas do consumidor.
No serviço de entrega em domicílio há um componente muito importante: a forma como o produto chega na casa do cliente. É imprescindível que a embalagem seja capaz de proteger e manter todas as características do que você comercializa.
Isso vale para qualquer negócio, mas em especial produtos delicados ou alimentícios. No caso da comida, as embalagens precisam manter a temperatura, textura e sabor. Nesse sentido é válido atentar para os materiais e formatos de fabricação mais adequados.
Entre as dicas para abrir um delivery essa aqui vai ser tão fundamental quanto as anteriores. Os seus clientes precisam saber que você agora oferece a entrega em casa. Portanto invista em anúncios nas redes sociais, confecção de panfletos para seguir junto com a entrega.
Outra forma bastante interessante é personalizar as suas embalagens, com o logo da marca e dados para o contato. Muita gente reutiliza sacolas e caixas que permanecem em bom estado, e isso faz com que outras pessoas acabem sabendo também do seu serviço de delivery.
Na Sacolas. Net é possível personalizar embalagens de diversas formas, conforme os seus objetivos.
Depois de todas essas dicas, você pode estar se perguntando se realmente vale investir no serviço. Pois saiba que o delivery traz vantagens como:
Todas as dicas para abrir um delivery serão importantes que que o seu serviço seja realmente eficiente e possa rendar mais lucro ao negócio. Vale ressaltar ainda que medidas como a personalização das embalagens são um diferencial muito importante e com resultados altamente positivos para maior presença no mercado e com pouco investimento.
Se você curtiu esse artigo, veja mais dicas em nossas redes sociais!